Os Encontros de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo são os maiores e mais conhecidos projetos idealizados, organizados e promovidos pela FeNEA, e possuem um caráter amplo por abordarem temas relativos a Arquitetura e Urbanismo, assim como seu ensino, pesquisa e extensão, além de serem o momento máximo de deliberação do Movimento Estudantil de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Acontecem anualmente, a nível nacional e regional, e possuem como principais objetivos estreitar o contato entre os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e contribuir para sua formação enquanto cidadãos e profissionais, buscando além de tudo, articular os acadêmicos presentes afim de fazer cumprir os objetivos principais a que a federação se propõe, estimulando o pensamento crítico de cada um para buscar melhores condições de ensino e lutar pelos seus direitos.
Os EREA's são Encontro Regionais. Seis Regionais compõem a divisão geográfica da FeNEA, são elas: Leste, Centro, Nordeste, Norte, São Paulo e Sul. Além destes, existe também o ENEA - Encontro Nacional, que é o momento de maior concentração dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo do país, e o ELEA - Encontro Latino Americano, organizado pela CoLEA - Coordenadoria Latino Americana de Arquitetura do Cone Sul, da qual a FeNEA faz parte.
A programação destes Encontros conta com atividades que possibilitam efetivamente essa experiência coletiva, estimulando discussões entre os estudantes do curso através de oficinas, vivências, palestras, congressos, mostras, confraternizações, momentos de discussão e de deliberação a respeito das problemáticas que as cidades brasileiras enfrentam atualmente, buscando o entendimento crítico e aplicação da função social do estudante e futuro arquiteto. O convívio entre os diferentes estudantes durante o Encontro resulta em um grande diálogo vivo, frutífero e aberto entre eles e suas diferentes culturas e realidades.